O município de Mulungu do Morro localizado no Centro-Norte Baiano a 450 KM da capital Salvador , comemora nesta segunda-feira `´13 de junho 2011`´ 22 anos de emancipação política. Com uma população estimada em 12.270 Habitantes, segunda pesquisa 2010 do IBGE, o município vem se desenvolvendo através de uma gestão voltada para as melhorias das qualidades de vida, no tocante ao saneamento Básico, Saúde,Educação,incentivo profissional através de convênios, fomento ao esporte e ações voltadas as áreas sociais.
Como em todos municípios pequenos, Mulungu do Morro passa por dificuldades, e algumas delas, vem sendo superadas graças ao trabalho dedicado da equipe de governo do Prefeito Dr. Amauri Saldanha Lucena que exerce o terceiro mandado com gestor.
Umas das maiores conquistas da população aconteceu no ano de 2010 quando o foi implantado o sistema de abastecimento de água em toda cidade
“Hoje estamos rindo à toa”. A frase do aposentado Joel Alves, 72, retrata bem a satisfação dos moradores da sede de Mulungu do Morro, cidade que passou a receber água tratada e encanada após a conclusão da Barragem do Rio Tijuco, que está beneficiando a sede deste município localizado na microrregião baiana de Irecê.
Antes, Mulungu era abastecida por um sistema mantido pela Prefeitura Municipal, que distribuía água sem tratamento. Como a demanda dos moradores não era atendida, muitos deles recorriam às lagoas nas imediações da cidade, como a do Tanque Grande ou do bairro Alagadiço. “Na maioria das vezes, a gente tinha que comprar tonéis de água, que era muito caro. Hoje estamos recebendo água em casa, isso é uma riqueza”, declarou ainda Joel Alves.
PREFEITO AMAURI LUCENAA secretária da creche Vovó Adélia, Sinara Freitas, conta que o dia a dia na instituição, que atende 40 crianças, era muito difícil devido à falta de água। “A gente tinha que trazer água de outra escola, de balde, para dar banho nos meninos। Agora, a hora do banho é embaixo do chuveiro”, comemorou.
O prefeito municipal, o médico Amauri Lucena, analisa como positiva a operação do sistema pela Embasa. “A empresa chegou no nosso município num momento crucial: estávamos com um gasto muito elevado para manter a Operação Pipa, realizada pelo Exército, que atendia a população com 10 caminhões pipa por mês, além disso, a Embasa tem mais estrutura técnica e financeira para operar o sistema, que é muito complexo”, contou. Lucena comentou ainda sobre a importância da obra para a cidade: “Eu considero esta obra a mais importante dos últimos anos e é um marco para os próximos 100 anos. Além de saúde e qualidade de vida, a população agora tem novas perspectivas para o futuro”, disse o prefeito. Em seu terceiro mandato Dr. Amauri é responsável pela maioria das obras realizadas no município, só nesta gestão realizou dezenas de obras que definitivamente vem mudando a qualidade de vida da população.
Veja outras informações no BLOG da prefeitura municipal
CONFIRA ALGUMAS OBRAS:
GESTÕES ANTERIORES:
CALÇAMENTOS:
AVENIDA ACM;
RUA 02 DE JULHO;
HERÁCLITO NETO;
PROFª. LOURDES SILVA;
PRAÇA IMACULADA CONCEIÇÃO;
PRAÇA ELZA MARIA;
RUA JAIR BARBOSA;
RUA BOA VISTA;
RUA CASTRO ALVES;
RUA ALCIDES SILVA;
RUA RUI BARBOSA;
RUA MARIANO CERQUEIRA;
RUA LOURIVAL;
PRAÇA SÃO SEBASTIÃO.
GESTÃO ATUAL:
RUA BELARMINO SOUZA SANTOS;
RUA VALNIER MASCARENHAS;
AVENIDA RAIMUNDO DIAS;
RUA IZAURA ROSA DE JESUS;
PARTE DA RUA SATÉLITE;
RUA ANA DE JESUS;
RUA SÃO SEBASTIÃO.
GESTÕES ANTERIORES:
QUADRAS POIESPORTIVAS
BAIXA DA CAINANA COM PARQUE INFANTIL;
SEDE COM PARQUE INFANTIL;
VÁRZEA DO CERCO;
CANUDOS COM PARQUE INFANTIL.
GESTÃO ATUAL:
LAGOA PRETA COM PARQUE INFANTIL;
PEDRA LISA COM PARQUE INFANTIL;
ROSENDO;
CANUDOS COM PARQUE INFANTIL;
VARZEA DO CERCO COM PARQUE INFANTIL;
SEDE;
LAGOA NOVA I EM CONSTRUÇÃO.
GESTÃO ATUAL:
CONSTRUÇÃO DO CENTRO CIRURGICO;
PSF DE VÁRZEA DO CERCO;
PSF EM CANUDOS;
CALÇAMENTO DE VÁRZEA DO CERCO;
CALÇAMENTO EM CANUDOS;
CALÇAMENTO DE BAIXA DA CAINANA;
AQUISIÇÃO:
VÁRIOS CARROS PARA A FROTA DO MUNICÍPIO:
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
De 13 a 17 de junho, todo o município de Mumungu do Morro viverá uma nova experiência!
SEMARC 2011, FRATERNIDADE E A VIDA NO PLANETA
Atitudes, Educação e Conscientização Através da arte
A SEMARC 2011 está com cara nova!
De 13 a 17 de junho, todo o município viverá uma nova experiência!
Serão vários pontos de expressões, em todo o município, em prol da consciência ecologia através da arte. Participe você também!
Programação:
1. Dia 13 abertura do evento e homenagem ao aniversario da cidade de Mulungu do morro com uma “trilha ecologia de bike”. Saindo às 7h da manhã de frete da Secretária de Educação para um passeio inesquecível pelas principais ruas da cidade e em seguida para uma trilha ecológica;
2. Dia 13 a partir das 16 h da tarde programação cultural na praça do jardim com: rodas de leitura, rodas de capoeira, atividades esportivas, oficina de xadrez, recital poético, brincadeiras da infância, exibição fílmica e muito mais...
3. Dia 14 e 15 exibição de filmes e documentários na Biblioteca Pública de Mulungu do Morro das 8h da manhã às 22h da noite;
Programação das Escolas:
4. Benefícios e malefícios do lixo (Escola Otávio Mendes, Creche e Educação Infantil) 16 e 17/06/2011
5. Água no planeta (Colégio João Primo) 16 e 17/06/2011
6. Consumismo (Lagoa Preta) 16/06/2011
7. Biodiversidade (Lagoa Nova) 16/06/2011
8. Aquecimento Global (Pedra – Lisa e Cainana) 16 e 17/06/2011
9. Bioma caatinga (Conhecer, respeitar e conviver) (DINU I) 16 e 17/06/2011
10. Os impactos da produção agrícola no meio ambiente (Canudos) 16/06/2011
11. Sustentabilidade (Várzea do Cerco e Povoados Vizinhos) (DINU II) 16 e 17/06/2011
Justificativa:
Tendo em vista catástrofes ecológicas ocorridas nos últimos tempos, o tema da SEMARC é uma das principais ações tomadas em defesa do meio ambiente que viabilizará a conscientização das comunidades que é o primeiro passo para a tomada de ações concretas, levando em conta das demandas de cada realidade. Assim, propõe-se através do processo de conscientização, estimular a realização de atividades artísticas e culturais como forma de fortalecer a consciência ecologia.
REALIZAÇÃO
SEMEC – SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE E LAZE
Construindo um Futuro Melhor
APOIO : PMMM – PREFEITURA MUNICIPAL DE MULUNGU DO MORRO
TRABALHAR, CONSTRUIR E SERVIR